Tudo começou aqui
A primeira sede foi em uma área rural de Santa Cruz, chamada de Jesuítas, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Era uma casa grande de um antigo sítio, bem caindo aos pedaços, que nós reformamos todinha, deixando-a com aspecto bem melhor do que o inicial. Isso foi em 1985, quando Osho deu o nome Sukul para o centro de meditação.
Ficamos lá durante 5 anos e saímos tocados por assaltantes armados, no dia exato em que Osho deixou o corpo, 19 de janeiro de 1990 – imediatamente após a celebração que tínhamos feito naquele dia. Para nós, um sinal de que chegara a hora de partirmos para um outro local.
Pores-do-sol
Havia terminado uma etapa do Osho Sukul. Uma grande recordação desse período é o pôr-do-sol visto do Sukul. As fotos seguintes revelam a maravilha que foi desfrutar aquele espaço no final das tardes.
"Durante 5 anos, estive quase sempre esperando por ele, e jamais vi um por-do-sol semelhante ao outro.
As fotos são de três desses momentos, três brilhos diferentes, como podem ver."
(Samashti)
Intermezzo
A segunda sede foi em Botafogo, onde mais tarde funcionou o Osho Amrit, coordenado por Sw. Jivan Kalyan. Naquele espaço de Botafogo, as pessoas conheceram as celebrações da lua cheia, que nomeávamos de darshans – que significa “ver”. Eram encontros propícios para os novos em meditação. Deles, despontaram muitos novos saniássins, inclusive os que formaram depois o Osho Amrit MC.
* * *
Nossa terceira sede ficou localizada na Tijuca durante 2 anos e meio. Era uma sala simples num apartamento, pequeno, mas onde muita luz chegou a nós.
... E a dança continua
Em 1995 viemos para Copacabana, continuando a compartilhar o que de mais precioso encontramos nesta vida.
Além de fazer as meditações, relaxar, dançar, rir, celebrar, você poderá aprender mais sobre você, e saber mais do mundo de Osho, através do contato com as pessoas e com vasto material audio-visual disponível no Centro.